Eataly: New York para passear e comer

NY onde comer Eataly New York

Nova York sempre foi um destino na nossa listinha de sonhos e eu não tinha a menor dúvida de que adoraríamos a cidade. No entanto, confesso que me surpreendi com os motivos que transportaram NY da lista de destinos-desejo para a de lugares preferidos no mundo. A principal razão, na verdade, foi irracional: um sentimento de familiaridade e acolhimento que surgiu literalmente no nosso primeiro dia na cidade. Talvez por conta dessa sensação de estar em casa, abolimos os roteiros e abordamos nossos 11 dias naquelas ruas por onde nunca havíamos andado antes de forma descompromissada. Saíamos caminhando sem muita programação e usávamos o guia para pegar mais informações sobre o que aparecia pelo caminho. E foi assim, caminhando pelas longas ruas numeradas, que topamos com o Eataly New York, uma maravilha gastronômica-recreativa em New York – mas não só lá, já que existem hoje 27 lojas no mundo e ele chega agora ao Brasil: leia as informações no fim do post! – que merece uma visita sua com certeza, seja de forma casual ou super programada.

NY onde comer Eataly New York

NY onde comer Eataly New York

Todos os dias em New York escolhíamos alguma das grandes Avenidas e andávamos por ela de cabo a rabo na ilha. Pois foi em um dia em que descíamos a Quinta que topamos com um ícone de New York e acabamos no Eataly. Estávamos namorando uma pracinha por ali – com uma ótima área para cães – quando reparei na silhueta diferentosa: era o Flatiron Building. Esse prédio de 1902 recebeu o nome de “ferro de passar” por conta de seu formato e foi um dos primeiros arranha-céus da cidade. Ele acabou dando nome a toda a região – Flatiron District.

  • Para ir direto ao Flatiron Building: encontro da Ruas 23 com Avenidas Broadway e 5ª.

NY onde comer Eataly New York

O Flatiron Building

NY onde comer Eataly New York

O pessoal aproveitando o dia quente na pracinha em frente ao Eataly

Pois é bem ali em frente que fica o Eataly New York. Como era início da tarde, decidimos entrar para petiscar um pouco, rapidinho. Doce ilusão! Tivemos que nos controlar para não passar o dia por ali. Na verdade, eu tive que me controlar para não sair correndo feito criança na entrada da Disney! #confesso A visão do Eataly pra mim foi de um parque de diversões gourmet. Eu queria comer, queria ver os livros, queria comprar todos os ingredientes e cozinhar naquele dia mesmo. Uma empolgação só! Mas passada a comoção, me contentei em ver todos os estandes e comer e beber um pouco com marido conversando sobre o brilhantismo da idéia e apreciando a delícia de estar em New York.

NY onde comer Eataly New York NY onde comer Eataly New York

NY onde comer Eataly New York

“Cozinhamos o que vendemos e vendemos o que cozinhamos”

A imagem de parque de diversões não é exagero meu. É que o Eataly ocupa um espaço de 4.600 metros quadrados. Falei em estande, né? Pois é, não são bem estandes, mas também não são lojas separadas como em um shopping. O Eataly é um mercado gourmet e acho que o mais parecido seria uma das grande lojas de departamentos como a Harrod’s. O nome vem da junção de Eat (comer, em inglês), com Italy (Itália) e, segundo seu manifesto, a idéia é, em um só lugar, “Eat. Shop. Learn.” (Comer. Comprar. Aprender). Então, no Eataly você encontra desde livros de culinária a todos os ingredientes imagináveis para receitas italianas, incluindo hortaliças, carnes e frios fresquinhos, e tem também opções para comer na hora, desde lanches rápidos até jantares formais, além de tours e cursos de gastronomia.

NY onde comer Eataly New York NY onde comer Eataly New York

NY onde comer Eataly New York

Para comer por lá você pode fazer reservas na Birreria (na cobertura) ou no Manzo, um restaurante mais formal, ou então tem que esperar na lista de espera por ordem de chegada nos outros espaços com mesa (veja a lista completa abaixo). Se não fizer questão de sentar ou não quiser esperar, aconchegue-se em uma das mesas altas do La Piazza ou compre algo nos restaurante take away. Nós ficamos no La Piazza e pedimos uma das tábuas com vinho. A experiência foi super agradável.

NY onde comer Eataly New York NY onde comer Eataly New York

Dei um mole danado e na época da viagem não chequei a agenda de cursos do Eataly.  Então, não repita meu erro: veja neste link os próximos eventos disponíveis e programe-se  para aprender a fazer gnocchi ou mesmo para um tour guiado pelo mercado.

NY onde comer Eataly New York

NOVIDADE: São Paulo passará a contar com uma unidade do Eataly a partir do dia 19 de maio deste ano. E o Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem, esteve no local antes da inauguração e mostra neste post-spoiler como será a filial brasileira.

SERVIÇO EATALY NEW YORK 

Endereço: 200, 5th Avenue. Entradas pela Rua 23 entre a 5ª e a 6ª Avenida e na 5ª Avenida entre as ruas 23 e 24.

Horários: As lojas funcionam todos os dias de 10h às 23h. Fecha no Dia de Ação de Graças e no dia de Natal. Veja os horários dos restaurantes abaixo.

Cafés

Lavazza – De 8h às 23h – Cafés e padaria.

Vergnano – De 10h às 22h30 – Bar de expresso e padaria. 

Para levar

Panini – De 11h as 17h – Sanduíches quentes e frios.
Spuntvino –  De quinta à sábado de 18h às 23h – Sanduíches quentes e frios com harmonização de vinhos.

Rosticceria – De 11h às 22h – Sanduíches entre 11h30 e 17h – Rotisserie e sanduíches

Focacceria – De 11h às 22h – Foccacias, o pão italiano tradicional.

Pasticceria – DE 10h às 23h – Bolos e pastelaria (padaria).

Gelateria – de 11h às 23h – gelatos.

Para comer no local

Il Pesce – Peixes e frutos do mar. De segunda a sábado de 11h às 21h30. Domingos de 11h às 21h30. Coloque seu nome na lista para mesas no “seating point” perto do balcão de massas frescas.

Le Verdure – Vegetariano. De segunda a sábado de 11h às 22h. Domingos de 11h às 21h30. Coloque seu nome na lista para mesas no “seating point” perto do balcão de massas frescas.

Birreria – Restaurante na cobertura e cervejaria.De domingo a quarta-feira de 11h30 às 23h; de quinta a sábado de 11h30 à 0h. Reservas: 212.937.8910

La Piazza – Salames, queijos e vinhos. De segunda a sábado de 11h às 22h; Doingos de 11h às 21h30. Mesas de bistrô no centro do mercado; encontre um lugar e aguarde o garçom.

La Pizza and La Pasta – Massa artesanal fresca ou seca. De segunda a sábado de 11h às 22h30. Domingos de 11h às 22h.

Manzo – Carnes. De segunda a domingo de 11h30 às 22h. Espaço para um jantar completo mais formal com antipasti, massa, prato principal e sobremesas. Reservas: 212.229.2180.

Pranzo –  De segunda a sexta de meio-dia às 15h. O menu varia parar apresentar a culinária regional italiana.

Já sabe onde ficar em NY? Veja nossa indicação

Apps úteis para quem vai a New York

 Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

2 Responses to “Eataly: New York para passear e comer”

  1. Jonathan 14 de maio de 2015 at 10:31 #

    O clima do Eataly é legal, mas não achei o custo-benefício favorável. A praça em frente é bem agradável, como a cidade em geral.
    Parabéns pelo novo formato do blog!

    • Jackie Mota 14 de maio de 2015 at 10:33 #

      Obrigada, Jonathan! Pior que quando viajamos o dólar era tipo 2,50 e a gente reclamava rs. Imagina agora? Ô dô! rs Eu fiquei tão ensandecida lá dentro (adoro cozinhar, por isso me empolguei mesmo) que acho que valeu o preço. Mas obrigada pelo comentário, assim os leitores têm outra opinião e já preparados $$ também =) Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *