CNUV :: #5 Planilha de controle financeiro para download

Como prometi, aqui está um modelo de planilha de controle financeiro para download. Já expliquei no post anterior porque acredito que o pulo do gato para transformar viajar em um hábito possível financeiramente é o controle do patrimônio. Por isso, se você chegou aqui no blog agora, sugiro que comece lendo o post #4 da série Como nasce uma viagem: Como conseguir dinheiro para viajar?, em que compartilhei a minha experiência.

Se o que você procura é uma planilha para controle
de gastos de viagem, clique aqui

Fiz um modelo de planilha que acredito que possa se adequar a realidade de todos e o que sugiro é que você personalize sua planilha de acordo com suas necessidades. Vale ressaltar que para determinar onde ficava cada item eu utilizei os critérios em que eu acredito (e que já expliquei um pouco no post anterior). Então, caso você discorde de alguma coisa, a planilha é editável, e basta que você mude o item.

A planilha contém 5 grupos, marcados por cores diferentes, além do grupo Total. Explico abaixo o que são e como usar cada um.

planilha de controle financeiro para download

  • ATIVOS DE LIQUIDEZ IMEDIATA

São aqueles recursos que você pode dispor de uma hora para outra sem ter prejuízo por mexer nele. É o dinheiro na sua carteira, no seu porquinho, na sua conta corrente ou na sua poupança. A poupança pode até ser controversa e a maioria das pessoas a encaram como um investimento, mas mesmo assim é fato que você pode ir lá no banco e sacar o dinheiro de uma hora para outra, sem prejuízo, ou seja, tem a vantagem da liquidez imediata.

E porque isso é uma vantagem? Pelo simples motivo de que uma emergência, um imprevisto ou um revés como um acidente, uma demissão ou um cano furado no banheiro podem acontecer de uma hora para outra. Mas nem só de pão vive o homem, precisamos também de circo e sendo assim esse dinheiro pode ser útil se surgir aquela OPORTUNIDADE! Pode ser uma bota em liquidação, o Playstation 4 que o seu amigo quer vender a preço de banana ou aquela passagem aérea estupidamente barata.

  • INVESTIMENTOS

Aqui você encontrará as colunas “Ações”, “Tesouro Direto”e “Renda Fixa”. Mude os nomes das colunas de acordo com seus próprios investimentos. Como já falei acima, não considero a poupança como um investimento porque geralmente seu rendimento cobre apenas a depreciação do seu patrimônio causada pela inflação.

  • MOEDAS ESTRANGEIRAS

Eu nunca investi em comprar ou vender moeda estrangeira. Então só comecei a me preocupar em controlar o quanto eu tinha em outras moedas por 2 motivos:

  1. Após o aumento do IOF de 0,38% para 6,38% sobre os gastos no exterior feitos no cartão de crédito ou débito, passei a levar nas minhas viagens o dinheiro que eu me programara para gastar em espécie. Acontece que parte desse dinheiro sobrava e decidi que deveria entrar no meu balanço.
  2. Para gerenciar recursos do PayPal, BB Américas ou qualquer conta internacional.

Como usar: Você já deve ter percebido que sua planilha tem 2 abas. Uma delas se chama “Patrimônio” e a outra “Cotações Moedas Estrangeiras”. Na primeira você só precisa colocar o valor em moeda estrangeira que você tem e, na segunda, a cotação da moeda naquela data. Por exemplo: Você recebeu 500 dólares da sua madrinha para ajudar na sua viagem à Disney, no dia 1 de janeiro. Na tabela Patrimônio você vai colocar a data Jan 01 e na coluna dólar o valor de 500,00. Na tabela Cotações Moedas Estrangeiras, a data (Jan 01) já estará aparecendo automaticamente e você só precisará atualizar com a cotação do dólar naquele dia.

Personalizando: Eu deixei 4 colunas com os nomes dólar, euro, libra e peso argentino, além do total. Mude os nomes das colunas se precisar. Ao alterar o nome da coluna, faça-o apenas na aba Patrimônio, pois o nome na aba Cotações irá se alterar automaticamente.

  • APOSENTADORIA

Aqui eu juntei a previdência privada, nas modalidades VGBL e PGBL com o FGTS. Por que eu fiz isso? Sei que o FGTS pode ser usado para investir em ações, amortizar a dívida na hora de financiar um imóvel ou te amparar se for mandado embora, mas para quem não fizer uso dele para esses fins, ele só será útil mesmo na hora em que se aposentar.

Para acompanhar a evolução do valor na sua conta FGTS, é necessário se cadastrar nesse site (que não funciona no Chrome, só no Internet Explorer ou Safari).

  • PASSIVOS

Aqui é onde se encontram o céu e o inferno. No livro Pai Rico, Pai Pobre aprendi que, resumidamente, passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do meu bolso. Geralmente estamos falando dos maiores sonhos das pessoas e, na tabela, eu represento isso com os itens “Carro” e “Imóvel”. Ahhhh, mas meu carro é um ativo, eu o uso para trabalhar. Ahhh, mas a minha casa foi um ótimo investimento, comprei na planta e tal… Não vou discutir o mérito desses argumentos. Não é uma verdade absoluta, mas aqui eu realmente me limito ao conceito de que passivo é aquilo que te impõe obrigações financeiras, ou seja, tira dinheiro do seu bolso.

É preciso atualizar o valor dos seus bens materiais, já que geralmente sofrem variação nos seus valores ao longo do tempo. Para acompanhar o valor de um automóvel eu uso a tabela FIPE, a mesma que é usada pelos seguros de automóveis, disponível aqui. O valor dos imóveis é mais difícil de acompanhar, mas para quem quiser ter apenas uma idéia, vale a dica de acompanhar o Índice FIPE ZAP.

planilha de controle financeiro para download

Faça o Download da nossa Planilha de controle financeiro:

Download | Opção 1  

:: Para excel e Numbers.

Clique aqui e o arquivo irá baixar para o seu computador.

Download | Opção 2

Para Google Drive.

Clique nesse link. Uma nova página, com a tabela, irá se abrir. Você não conseguirá mexer nessa planilha, ok? Ela é a minha cópia. O que você terá que fazer, é uma cópia para você. Para isso você precisa estar logado em sua conta do Google Drive. Aí você vai em “Arquivo” e escolhe “Fazer uma cópia”. Pronto, agora você tem uma cópia do arquivo salva em seu Google Drive para usar.

Veja todos os posts da série clicando na imagem:

como nasce uma viagem

Leia também:

Você está aqui:
Dicas >> Como nasce uma viagem?

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

Fotosinspiradoras?

3 Responses to “CNUV :: #5 Planilha de controle financeiro para download”

  1. Luciana 1 de julho de 2015 at 9:56 #

    Olá! Não consegui baixar a planilha em Numbers. Você pode me enviar por email, por gentileza? Obrigada!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sem rodeios: saiba já quanto custa uma viagem para a Ásia - 2 de abril de 2015

    […] dividir aqui nossos gastos para dar uma noção média de custos. Então, consultei as famosas planilhas do Rômulo e trouxe para cá nosso balanço de custos da viagem ao Sudeste Asiático em 2014 para dar uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *