Download: Planilha para controle de gastos de viagem

Quando estávamos preparando nossa viagem para a Ásia e os EUA, a Jackie compartilhou no Instagram (segue aí!) a foto abaixo, de uma das minhas planilhas de controle de gastos. Um monte de gente pediu para ela compartilhar e eu prometi que ia colocar para download aqui no blog. Então hoje está aqui o prometido: uma planilha para você controlar tudo o que gastar nos preparativos e durante sua viagem e assim poder gerenciar melhor o seu orçamento.

Captura de Tela 2014-09-10 às 20.25.40

A planilha que vamos disponibilizar abaixo, no entanto, não é a mesma que utilizei durante nossa viagem. É que quando retornamos, notei que ela estava detalhada demais. Cheguei a ter 40 subitens no documento, então apesar de ser muito fácil saber quanto, onde e como tínhamos gasto nosso dinheiro, o preenchimento estava tão complexo que somente eu conseguia utilizá-la.

Então conversei com a Jackie e a gente editou a planilha até chegar a uma versão eficiente, mas bem simples de utilizar.

Então, vamos lá. A planilha foi feita usando o programa Excel, do Windows, então funciona e fica perfeitinha nele (com opções de autopreenchimento etc), mas também roda no Numbers, do iOS e OS X.

Nós deixamos a planilha desbloqueada. Assim, caso você queira, além de personalizar a planilha, poderá também aperfeiçoá-la e adequá-la para seu uso pessoal. Se você fizer alguma alteração que ache que seja útil a outras pessoas, compartilhe conosco nos comentários do blog para que outros leitores possam usar também.

Para facilitar ainda mais a sua vida, fizemos várias versões já prontinhas para quem vai viajar para 12, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 destinos.

Como usar as planilhas

Depois que você fizer o download, abra o arquivo.

Você vai encontrar, no mínimo, 3 planilhas, nomeadas como Destino1, Destino 2 (Destino 3, etc, dependendo da versão, terá até Destino 10) e a planilha Total.

Primeiro, antes de começar o preenchimento dos seus gastos, vamos personalizar suas planilhas.

Personalize:

Destinos: Vá para a planilha TOTAL e nomeie a sua tabela. Onde está escrito “Destino 1” (veja na imagem a seta amarela), coloque o nome da cidade ou país que você vai visitar, assim como Destino 2, 3 etc. No exemplo eu coloquei Buenos Aires no Destino1, Montevidéu no Destino2 e deixei o 3 como no original.

comousarplanilhatotal

Tipos de despesas: Na mesma planilha, a TOTAL,  você verá na coluna da esquerda os tipos de despesa, por categoria.

Essas 8 categorias foram as que nós convencionamos, mas você pode trocá-las. Para isso, é só, nesta planilha (a TOTAL) você trocar os nomes de categorias que você quiser. Ao fazer isso, você irá alterar as categorias em todas as planilhas, automaticamente. Essas opções aparecerão no topo de cada planilha e também nas opções de autopreenchimento quando você for preencher as tabelas.

Moeda: Nas planilhas dos destinos (Destino1, Destino2, etc) você pode também personalizar a moeda local, nas colunas verdes, PAGO EM. Já que nossos rendimentos são em Reais, calculei o gasto total da viagem nessa moeda. Contudo em viagens para o exterior quase sempre calculamos os gastos em dólares, logo, incluí essa moeda nos cálculos. Por fim, como viajamos pelo mundo todo e seria impossível colocar todas as moedas na planilha, deixei um campo denominado moeda local. Você pode personalizar sua tabela alterando este título para a moeda do seu destino (peso, baht, soles etc).

Captura de Tela 2014-09-12 às 13.49.23

Preenchendo com seus gastos

Para preencher sua planilha com seus gastos utilize a parte indicada pela seta azul. No exemplo eu preenchi alguns itens para você ver como fazer.

comousarplanilhatotal2

1. Na primeira coluna, DATA, você coloca a data em que o pagamento foi feito;

2. Na coluna TIPO DE DESPESA, você coloca uma das categorias de gastos do quadro da parte superior da planilha – no Windows você tem as opções para clicar.

3. Na coluna seguinte, DESCRIÇÃO, você pode preencher como quiser, especificando o tipo de gasto para seu controle. Por exemplo, Jantar no Cabaña Villegas (categoria Alimentação), Jaqueta de couro (categoria Compras) etc

4. Nas colunas seguintes, as verdes, PAGO EM, você deve escolher como pagou, apenas uma forma: ou na moeda local, ou em dólar, ou em Real, ou em Cartão de crédito. 

Há 4 colunas para o valor do item gasto: Moeda Local, Dólar, Real e cartão de crédito. Você pode lançar o valor em qualquer uma delas, na moeda em que você pagou a despesa. Acho que isso facilita, pois você pode estar em Buenos Aires e resolver pagar nuestros germanos tanto em peso quanto em dólares ou “Reales”. Apenas preste atenção: NUNCA preencha todas as 4 colunas, pois isso vai fazer o gasto ser contabilizado mais de uma vez.

5. A seguir vem as colunas de TAXA DE CÂMBIO. Usando 3 moedas é necessário colocar a taxa de câmbio utilizada entre elas. Há 2 colunas de taxas de câmbio; a primeira entre a moeda local e o dólar; e a segunda entre o dólar e o real.

Vou dar um exemplo prático para você entender:

Se você for à Argentina, a moeda local é o peso argentino. Vejamos as taxas de câmbio oficiais: 1 dólar=8,40 pesos argentinos e 1 dólar=2,30 reais. Mas, no dia-dia é bem diferente. Você pode conseguir comprar dólar apenas a 2,45 reais, por exemplo. Logo, essa será a taxa que você deverá usar. Agora vamos supor duas situações em que você decida pagar a despesa em dólares. Você foi pagar um café e lá o câmbio é o oficial, assim deve ser colocado o valor acima, de 1 dólar para 8,40 pesos. Mas suponhamos que você foi comprar uma jaqueta de couro e conseguiu um lugar que te fazia um câmbio legal de 1 dólar para 12 pesos. Assim é só colocar 12,00 ao invés de 8,40.

Observação: as taxas de câmbio deverão SEMPRE estar lançadas e diferentes de zero, mesmo que a despesa seja em reais. Por isso deixe preenchido com um valor hipotético como 1. Se você esquecer disso verá uma mensagem de erro no local do valor final do item.

6.  A coluna “DIFERENÇA DE COTAÇÃO” é para quando você pagar com cartão de crédito e o cartão te cobrar uma diferença na próxima fatura. Você pode voltar e inserir aqui a cobrança, e aí vai ter certinho, exatamente o valor gasto.

7. A coluna “VALOR FINAL” será preenchida automaticamente com o valor gasto EM REAL.

Pronto. À medida que você for preenchendo a sua tabela, no alto da planilha vai aparecendo o total de gastos daquele destino. O que você fez na planilha 1, vá fazendo em cada planilha, uma para cada destino.

Aí, é só clicar na planilha TOTAL e você vai ver que lá já consta o nome dos destinos das planilhas e total por destino e total da viagem, somando todas as planilhas.

Captura de Tela 2014-09-12 às 13.54.41

Prontinho! Agora você já pode controlar quanto gastou, como e onde. Espero que a planilha te ajude a gerenciar seus gastos e maximizar seu orçamento e colabore para que o planejamento das próximas viagens seja mais fácil.  Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários. Não deixe também de mandar sugestões de posts que gostaria de ter aqui para te ajudar a viajar melhor.

Faça aqui o download da sua planilha:

[Clique no nome do arquivo que você quer; uma nova página irá se abrir. Clique novamente no nome do arquivo]

Download da Planilha para  viagem com 1 destino

Download da Planilha para viagem com 2 destinos

Download da Planilha para viagem com 3 destinos

Download da Planilha para viagem com 4 destinos

Download da Planilha para viagem com 5 destinos

Download da Planilha para viagem com 6 destinos

Download da Planilha para viagem com 7 destinos

Download da Planilha para viagem com 8 destinos

Download da Planilha para viagem com 9 destinos

Download da Planilha para viagem com 10 destinos

Veja aqui no blog outras dicas para te ajudar a maximizar  seu orçamento de viagem:

Como ter uma lua de mel luxuosa, economizando

Como acumular e como viajar usando milhas

Maximize a passagem aérea: aprenda a usar o Stopover gratuito

Conheça os serviços gratuitos que oferecemos aqui no blog

Quer reservar hotel em ? Utilize este link para o Booking. Você não paga nada a mais e gera uma comissão para o blog. Agradecemos o apoio!

Hotéis top com preços promocionais é no Zarpo

Pesquise e compre aqui seu seguro de viagem

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

15 Responses to “Download: Planilha para controle de gastos de viagem”

  1. CARLOS ANDRÉ 13 de abril de 2016 at 18:13 #

    Adorei a planilha, vou usar já para a próxima viagem.

    Gostaria apenas de dizer que senti falta de um campo na planilha para colocar os valores planejados para a viagem. Dessa forma podemos nos organizar melhor, ver quanto ainda se tem para gastar, se estamos gastando mais do que o esperado, manter um controle…

    Abraço

    • Jackie Mota 18 de abril de 2016 at 11:35 #

      Oi Carlos, vou passar pro Romulo seu comentário, quem sabe ele se anima pra fazer uma versão 2.0 ne? abs e obrigada!

  2. Ester 22 de maio de 2015 at 2:34 #

    Olá!
    Baixei a sua planilha, mas estou tendo dificuldades em tirar a parte de dólar/moeda local.
    Eu vou para o Chile e lá eles não cobram a taxa de câmbio.
    Sou péssima no excel, sera que você poderia me ajudar?

    Muito boa sua planilha por sinal!
    Obrigada e desculpa!

  3. Talita 3 de maio de 2015 at 21:32 #

    Olá Rômulo!
    Achei muito bacana a planilha e já estou usando para a minha próxima viagem.
    Será a minha primeira viagem internacional então a coluna do câmbio me ajudará bastante.
    Depois conto mais sobre a viagem.
    Muito obrigada!

  4. Yohana Castilho 10 de março de 2015 at 17:11 #

    Olá,
    É disso que estou precisando, mas não consigo baixar a planilha com 6 destinos. Poderia me ajudar? :(

    • Jackie 10 de março de 2015 at 22:18 #

      Oi Yohana, já consertei o link. Na verdade, super obrigada pelo coment, pois tu tinha mexido hoje numa configuração do blog e aí tava dando erro hehehe Já ta disponível, viu? abs!

      • Yohana Castilho 11 de março de 2015 at 14:54 #

        Obaaaaaa. Agora sim. Muito obrigada *–*

  5. Simone J 13 de setembro de 2014 at 19:06 #

    Gostei, bem organizadinho! Parabéns pelo trabalho e obrigada! (compartilhei lá no FB do Flashes de Viagem) 😉 Vou tentar usar em nossa próxima trip, normalmente a gente vai só anotando os gastos maiores meio aleatoriamente em um caderninho. Assim fica bem mais fácil, e nenhum problema em ser no Excel, pois a gente sempre leva o laptop.

    Só ficou faltando uma versão para tablets/Ipads! hehehe
    Abraço

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 planilhas controle de gastos de viagem | Preciso Viajar - 15 de janeiro de 2016

    […] modelos. Tudo depende do número de destinos da sua viagem. Realmente impressionante? Veja no Blog Viaje Sim como usar a planilha. Faça seu download […]

  2. 5 planilhas controle de gastos de viagem | Preciso Viajar | Preciso Viajar - 10 de janeiro de 2016

    […] modelos. Tudo depende do número de destinos da sua viagem. Realmente impressionante! Veja no Blog Viaje Sim como usar a planilha. Faça seu download grátis. Link […]

  3. Sem rodeios: saiba já quanto custa uma viagem para a Ásia - 2 de abril de 2015

    […] Baixe aqui sua planilha para controle de gastos de viagem […]

  4. CNUV :: #5 Planilha de controle financeiro para download - 12 de março de 2015

    […] Se o que você procura é uma planilha para controle de gastos de viagem, clique aqui […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *