10 motivos para amar Monte Verde

Depois de curtir uma viagem a dois na Venezuela fomos em família para Monte Verde, distrito de Camanducaia na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais (não conhece nossa família? Veja aqui quem somos). Rômulo queria há muito tempo fazer essa viagem e aproveitamos a semana pré-carnaval para levar nossos filhotes pela primeira vez ao meu estado natal. Adoramos os 3 dias que passamos por lá hospedados no Hotel Cabeça de Boi, a convite da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde e da Rosa Arrais Comunicação. Por isso, fiz uma listinha de 10 motivos que fizeram com que eu me apaixonasse por Monte Verde.

1. É em Minas

É o meu estado, eu adoro a simplicidade calorosa dos mineiros e fique feliz que o primeiro estado visitado pelos meninos fosse a minha terra natal. Se você ainda não conhece Minas Gerais, Monte Verde é um ótimo destino para uma primeira viagem. Do Rio de Janeiro você pode ir de carro: são 541 Km em estradas com boas condições e você vai levar um pouco mais de 6h. Já de São Paulo é um pulinho, só 166 Km.

“Ser em Minas” significa também que em Monte Verde você vai encontrar a deliciosa comida típica do estado. No centrinho é fácil encontrar pratos típicos como tutu e feijão tropeiro, além de delícias como linguicinha artesanal, torresmo, vários tipos de queijo, pão de queijo e doces de compota. Me esbaldei na comilança desde o café da manhã no hotel até o fim da noite nos restaurantes locais.

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais578

Viagem com cachorro Monte Verde viagem pet friendly Minas Gerais Hotel cabeça de boi

Prato mineiro no almoço

2. Faz frio

Aqui em casa todo mundo ama frio e Monte Verde é perfeito para quem procura temperaturas amenas no verão ou um frio de verdade no inverno. Em pleno fevereiro pegamos noites com 13 graus. Uma delícia! No entanto os dias eram ensolarados e perfeitos para caminhadas. As baixas temperaturas se devem à altitude – Monte Verde está a 1.600 metros do nível do mar – e o clima é bem seco. No inverno os termômetros marcam temperaturas abaixo de zero!

3. É pet friendly

Por ser um destino que recebe bem os cachorros escolhemos visitar Monte Verde em família. Nos hospedamos no Hotel Cabeça de Boi e aproveitamos muito o enorme espaço de 4 alqueires mineiros repleto de verde e natureza. Além disso fizemos atividades com outros hóspedes, acompanhados dos nossos filhotes, como trilha em grupo com guias do hotel, e eles também podem ir no city tour no trenzinho da propriedade. Para almoçar ou jantar não foi difícil encontrar um restaurante que aceitasse a família toda. Até foto típica de turista os meninos tiraram em Monte Verde, olha só:

Viagem com cachorro Monte Verde viagem pet friendly Minas Gerais Hotel cabeça de boi

Oi mãe, sou um caipira no cavalo lol

4. É kids friendly

Ainda não temos filhos humanos, mas quando encontramos um destino onde a família completa atual é bem recebida gostamos de checar se, no futuro, poderemos voltar com nossos rebentos. E sim, Monte Verde entrou na lista para ir com a família completa. No nosso hotel tinha várias famílias com crianças de idades diversas e todos os dias víamos que havia atividades diferentes organizadas para eles e que a estrutura era boa para bebês e para os maiorzinhos também. Tinha desde brincadeiras na piscina e arvorismo, até paintball, fazendinha, jogos e patinação. O que não faltava era atividade para entretê-las, além das paisagens serem lindas e ótimas para as crianças manterem contato com a natureza.

5. É romântica

Friozinho, muito verde e paisagens floridas para longos passeios de mãos dadas, chalés aconchegantes com redes para ficar admirando a paisagem, hidromassagem para dois, restaurantes à luz de velas para jantares íntimos e lareira para completar o clima da noite. É ou não é um cenário perfeito para romance? Apesar de termos ido “em família”, tivemos ótimos momentos a dois e curtimos nosso romântico chalé e os jardins do hotel. Monte Verde tem mesmo a cara de lua de mel ou de uma fugidinha a dois.

Viagem com cachorro Monte Verde viagem pet friendly Minas Gerais Hotel cabeça de boi

Maquiavel fofinho cheirando hortênsias

Viagem com cachorro Monte Verde viagem pet friendly Minas Gerais Hotel cabeça de boi

Jardim gracinha dentro do hotel

Viagem com cachorro Monte Verde viagem pet friendly Minas Gerais Hotel cabeça de boi

Vista da rede e varanda a partir da hidro

Viagem com cachorro Monte Verde viagem pet friendly Minas Gerais Hotel cabeça de boi

Quarto do nosso chalé com lareira

Veja onde já nos hospedamos com cachorro e reserve seu hotel com o Booking 

6. Tem aventura

Para quem quer mais movimento, Monte Verde tem muitas opções. Entre as principais atrações locais estão trilhas – como a do Platô, da Pico do Selado, do Chapéu do Bispo e da Pedra Redonda – e também é possível fazer passeios de moto, quadriciclo, cavalo e até bóia-cross – descer o Rio Jaguaribe em uma bóia. Na Fazenda Radical tem uma megatirolesa, de 925 metros. É para os corajosos!

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais669

Maquiavel curte um passeio off road

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais416

Cascatinha da Pedreira

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais590

Trilha feita com guia do Hotel Cabeça de Boi

7. É para os amantes da cerveja

Os destinos serranos costumam ter boas cartas de vinho. Em Monte Verde não é diferente e eu bebi vinho todas as noites para acompanhar o rodízio de fondue, que adoro, e no Hotel Cabeça de Boi tem uma boa adega. Mas o que me chamou atenção em Monte Verde foi que os amantes da cerveja são muito bem servidos. Em todos os restaurantes a que fomos havia muitas opções da bebida. O Rômulo fez até um tour no Chopp do Fritz, uma fábrica local de chope e cerveja artesanal. A explicação do processo de produção foi dada pelo dono do local, durou uns 40 minutos e incluiu a degustação do chope produzido ali e um copo de lembrança – os agendamentos são feitos no restaurante do Fritz, que serve especialidades alemãs. Custa R$ 15.

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais468

Cervejas em um dos restaurantes

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais472

Chopp do Fritz

cervejas

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais785

Adega do hotel

8. Tem boas compras 

O centrinho de Monte Verde é uma gracinha. Apesar de termos ido na baixa temporada e no meio de semana muita coisa estava funcionando e vários prédios tinham iluminação especial. Há muitas opções de lojas de roupas de inverno e acabei fazendo boas compras para me esquentar por lá e me preparar para o inverno 2014. Além disso comprei produtos locais como queijo, doces e chocolates. E fiz bons achados como roupinhas de bebê para presentear uma amiga e um suporte para banho de ervas e sais em uma loja de sabonetes e aromaterapia. Além das lojas, há muitos cafés, chocolaterias e restaurantes concentrados no centrinho.

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais445

Centrinho

Viagem com cachorro pet friendly Monte Verde Minas Gerais431

Monte Verde

Veja onde já nos hospedamos com cachorro e reserve seu hotel com o Booking 

9. Tem arte

Monte Verde também tem um circuito de arte. Dessa vez não deu tempo de ir visitar, mas da próxima quero conferir a galeria a céu aberto da ceramista Paula Unger. O espaço tem, além de obras próprias, esculturas e quadros de artistas brasileiros. Além disso, todo ano rola um festival de inverno, com apresentações de dança, teatro e shows.

10. É zen

Nada como contato com a natureza para relaxar! Em Monte Verde pudemos ter tranquilidade durante os dias e noites. No hotel o silêncio imperava o dia todo. Ficar no quarto olhando a chuva no fim do dia e sentindo o cheirinho de terra molhada foi uma delícia (fiz até um videozinho no Instagram). Mas no centrinho, à noite, também encontramos um clima tranquilo. Quem mora em metrópoles barulhentas como o Rio sabe o valor do silêncio. E por isso, também, adorei Monte Verde. Nada de carros com música alta nas ruas ou trilha sonora em volumes que impedem a conversa nos bares. E dormir com o barulho da lareira e da mata é um santo remédio para garantir uma ótima noite de sono. Foram dias perfeitos para recarregar as baterias e voltar renovada para encarar o dia a dia corrido da nossa rotina.

20140227_182740

Entardecer na janela

lareira

Quentinhos e embalados pelo barulhinho da lenha

Veja aqui todas as nossas viagens com cachorro

 * Ficamos hospedados no Hotel Cabeça de Boi a convite da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde e da Rosa Arrais Comunicação.

Texto: Jackie; Fotos: Viaje Sim!

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

15 Responses to “10 motivos para amar Monte Verde”

  1. Rebeca Reis 6 de julho de 2016 at 12:15 #

    Jackie, boa tarde!

    Tudo bem?

    Adorei seu post! Queria pedir umas dicas.
    Em agosto vou para Monte Verde com minha cachorrinha, apenas nós duas. Poderia me indicar uns locais bacanas para passeio e alimentação?

    Obrigada, beijo beijo!

  2. Jeniffer 31 de maio de 2016 at 8:40 #

    Olá, existe algum restaurante pra irmos à noite que possa levar minha filhota de 4 patas?

    • Jackie Mota 31 de maio de 2016 at 8:42 #

      Sim, na rua principal ha varios que aceitam, tanto de dia quanto à noite. Pode ir tranquila =)

  3. Giselle 10 de fevereiro de 2016 at 18:55 #

    Olá. Gostaria de saber se os cães podem nos acompanhar nas trilhas para as pedras e cachoeiras ou se a entrada é proibida. Obrigada

    • Jackie Mota 12 de fevereiro de 2016 at 10:46 #

      Oi Giselle, nas trilhas que fizemos eles puderam ir sim. Fizemos com o nosso hotel mesmo, o Cabeça de Boi.
      abs,

  4. Rubi 13 de outubro de 2015 at 0:14 #

    Adorei seu blog muito bom mesmo vale a pena visita

  5. Marcia Nichelatti 13 de julho de 2015 at 11:25 #

    Muito legal seu post, adorei.

  6. Fabrício 11 de julho de 2015 at 0:53 #

    Oi! Gostaria de saber em quais restaurantes vocês foram e que sejam petfriendlys… Vamos ir com a nossa cadelinha Pug, Luna, e não achei mada que tenha alguma informação precisa na internet… Poderia me passar os nomes? Obrigado!

  7. Izabela 30 de julho de 2014 at 17:01 #

    Jacke, li todo seu posto sobre Monte Verde e adorei. Eu e Barbara estamos querendo ir para lá com a Mel, mas queria te perguntar sobre o hotel. Estava dando uma olhada na internet e vi muitas reclamações, por isso queria sua opinião pessoal.
    Beijos!

  8. Priscilla 16 de maio de 2014 at 11:14 #

    Nossa adorei.. Já queria conhecer Monte Verde e agora que tenho um bullzinho que nem o Maquiavel, me empolguei mais ainda.
    Gostaria só de saber se realmente os restaurantes aceitam com facilidade o meu Bullzinho.. rs

    • Jackie 7 de junho de 2014 at 10:55 #

      Oi Priscilla, a cidade é uma delícia.
      Olha, foi muito fácil comer com eles lá. Íamos aos que tinham mesas do lado externo.
      abs,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Um hotel para toda a família em Monte Verde - Viaje Sim! - 8 de abril de 2014

    […] “Ohana significa família. Família significa que ninguém é deixado para trás ou é esquecido”. Adoro essa fala do filme Lilo & Stitch e, para nós, tem muito significado, pois consideramos nossos dois cães, Maquiavel e Foucault, nossos filhos. Por isso, quando decidimos viajar em família, procuramos locais que aceitem a todos, sem exceção. Em fevereiro fizemos uma viagem assim, que incluiu ainda a mãe do Rômulo. E todo mundo amou o destino escolhido, Monte Verde, em Minas Gerais – veja aqui 10 razões para amar Monte Verde. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *