Conhecendo Lima de bicicleta

Nosso programa favorito em Lima foi o Tour de la Bahía feito em bicicleta. Contratamos aqui mesmo do Brasil com a empresa Bike Tours of Lima, que oferece outros roteiros também, através do site deles e tivemos uma manhã de sábado incrível percorrendo a orla da cidade, de Miraflores a Chorrillos, passando por Barranco, onde estávamos hospedados (indicação de hotel aqui).

o que fazer em lima peru passeio pela orla de bicicleta bike tour miraflores barranco chorrillos

A saída é do escritório da empresa em Miraflores. Antes de pedalar, recebemos instruções de segurança, aprendemos a sinalização que o guia usaria com as mãos – para indicar curva à esquerda, à direita, diminuir velocidade etc. Escolhemos nossas magrelas e então começamos a percorrer algumas ruas bem agradáveis do bairro. Rapidamente chegamos à vizinha Barranco, onde  fizemos uma primeira parada.

Em frente ao escritório da Bike Tours of Lima

Sinal com a mão para “Dá uma diminuída na velociadade aí galera”

Descansadinha na divisa Miraflores/Barranco

Lima sob o desfiladeiro, as modernas estradas construídas abaixo

Paramos na Bajada de los Baños, originalmente um riacho que seguia para o mar utilizado  pelos pescadores cuja vila deu origem a Barranco. Hoje é um caminho para pedestres e ouvimos então a lenda de fundação do bairro que diz que pescadores que haviam estado perdidos no mar devido à forte neblina conseguiram retornar ao continente seguindo uma cruz resplandecente. Ao chegarem no local de onde a luz saía, encontraram uma cruz e aí então construíram uma capela em agradecimento: La Ermita.

As casas centenárias que vemos ali são de uma época um pouco posterior, quando o distrito de pescadores simples começou a atrair a elite limeña para a praia. Com o crescimento, Barranco acabou se incorporou à cidade de Lima.

A Bajada de los baños

La Ermita

Pela lateral pode-se ver o telhado em ruínas

Com dois morros formando sua geografia, era preciso fazer uma grande volta para percorrer o bairro todo. Por isso, em 1874 foi construída uma ponte para unir o bairro e, como sua inauguração ocorreu no dia dos namorados (14 de fevereiro), criou-se uma aura romântica para o local. A ponte levou o nome de Ponte de los Suspiros e atualmente o que se diz é que se você for capaz de atravessá-la sem respirar, terá um desejo atendido. Óbvio que a turistada toda fica zanzando para lá e para cá com a respiração presa e como muita gente acha que não vai conseguir, atravessa correndo. Sim, a gente atravessou. No creo en brujas, pero que las hay, las hay, cierto?

A Ponte de los Suspiros

Ponte de los Suspiros

Tcharan: atravessei sem respirar, cadê desejo realizado?

Com o tempo a igreja La Ermita foi sendo ampliada, mas também destruída, assim como toda Barranco que foi atacada durante a guerra com o Chile (1879-1883) e também sofreu com sucessivos  terremotos, o mais forte em 1940. Lembrem-se que o Peru é uma área propícia a terremotos e um deles acabou com outra parada litorânea peruana, Paracas, conforme contamos aqui. A igreja La Ermita atualmente está em restauração.

Andamos um pouco por essa região,  tomamos um sorvete e um café antes de subirmos na bicicleta novamente e continuar nosso passeio por Barranco. O bairro é agradabilíssimo, praças lindas, ruas bucólicas e muitas bares. A noite ferve ali.

Barranco

Após Barranco chegamos a Chorrillos. Nosso percurso ali foi feito pela orla, que propicia uma vista de toda Lima, até a outra ponta, no Porto de Callao. É menos arborizada que Barranco, mas tem seu charme e tem importância fundamental para o país. Sua história está ligada à resistência peruana aos espanhóis e às lutas tanto pela independência quanto contra o Chile. O local foi completamente destruído na Guerra do Pacífico e nunca mais recuperou seu esplendor.

Chorrillos

Uma das histórias de resistência é a de José Olaya Balandra que durante a guerra de independência atravessou a nado de uma ponta a outra para fazer a comunicação entre os congressistas peruanos refugiados em Callao e as forças aliadas em Chorillos, sem chamar a atenção da esquadra espanhola que se encontrava em Lima. Olaya foi capturado pelos espanhóis e mesmo torturado não entregou os segredos que carregava. Acabou fuzilado em 1823 numa passagem que hoje leva seu nome na Plaza Mayor de Lima. Não se sabe ao certo quantas viagens a nado ele fez, mas seus serviços foram valiosos para os peruanos e sua resistência serviu de inspiração para os soldados.

Da avenida litorânea avistamos também o mercado de peixes, que hoje é frequentado pelos limeños em busca de um bom pescado fresquinho para ser saboreado ali mesmo, na orla. Também há na região alguns clubes da elite da cidade.

Trecho em Chorrillos

Chorrillos: o tuk-tuk, esse carrinho aí an foto, é bastante visto no interior do Peru, e é importado da Ásia

Quase no final de Chorillos vimos o Cristo do Pacífico. O guia explicou que foi um presente nosso, sim, de brasileiros. O Cristo foi doado pela empresa Odebrecht, que participou de importantes construções no Peru, tem quase a altura do nosso (um metro a menos, 37) e é feito em acrílico. Ele foi anunciado apenas um mês antes de sua instalação pelo presidente Allan García, que estava deixando o cargo. A surpresa gerou polêmica entre os limeños, especialmente porque não houve discussão prévia sobre a instalação numa área protegida da costa. Por fim, os moradores criaram alguns apelidos não muito gentis para a estátua, relacionados aos casos de corrupção no governo García.

O Cristo do Alan García

Voltando de  Chorrillos paramos para um lanche no Bar Piselli, o  mais antigo de Barranco, de 1915. Escolhemos um sanduíche de Jamón de País, típico do Peru, e admiramos o local que é também um armazém e conversamos com o pessoal do nosso grupo. Neste dia eram quase todos americanos e éramos os mais jovens. Trocando idéias sobre viagens achamos interessante que a maioria deles não sabia que nós brasileiros precisávamos de um visto para os EUA e que não era assim tão fácil obtê-lo.

Bar e Bodega Piselli e o sanduíche de jamón de país

Após o lanche, seguimos pelo interior de Barranco até chegar a Miraflores, onde pegamos a orla. A orla de Miraflores é lindíssima, são quase 6 km de malecóns (Malecón de la Marina, Malecón Cisneiros, Malecón de la Reserva), que são decks com jardins e uma vista linda do pacífico. Há vários parques ao longo do malecón e também é dali que saem os vôos de parapente.

Larcomar, uma parte mais moderna em Miraflores

Paramos primeiro no Larcomar, um shopping construído no despenhadeiro e que oferece vistas lindas do oceano. O shopping tem muitas opções de comida rápida e mais em conta, a maioria franquias como Havana e redes de fast food. Também há lojas e cinemas e é mais agradável para quem não curte ambiente fechado de shopping, como eu. Há ambientes fechados e refrigerados, mas também muitos decks abertos.

Após o Larcomar, nossa próxima parada no malecón foi no Parque do Amor, após atravessarmos uma ponte coberta. O parque também foi inaugurado em um 14 de fevereiro (data boa pra ir ao Peru, não?), em 1993. Bem no meio do parque há uma escultura enorme do artista peruano Victor Delfín que mostra um casal se beijando apaixonadamente. Em conjunto com o pacífico ao fundo e os muros em ondas com azulejos e frases românticas ao redor forma uma paisagem inspiradora. Há muitas referências no trabalho, como a obra do espanhol Gaudí e o Parque Guell em Barcelona. No dia dos namorados o Parque é cenário de um concurso para encontrar o casal que consegue se beijar por mais tempo. Alguém se habilita?

A escultura de Victor Delfín

mochilão Peru Lima onde ficar o que fazerSAM_6785

O Parque del amor

A ponte coberta

Após o parque, entramos para o interior de Miraflores e passamos pelo popular Parque Kennedy, onde havíamos estado na noite anterior. De dia o local também estava muito movimentado no sábado, cheio de famílias e grupos de jovens. Além dos jardins bem cuidados, há ali muitas opções de bares, artesanato, milhões de gatos e ó que legal: wi-fi grátis.

Pouco depois chegamos ao escritório da Bike Tours e nosso passeio terminou. Deixou excelentes lembranças, uma vontade de passear mais de bicicleta também aqui em nossa cidade, o Rio, e um amor enorme pela linda Lima.

Infos práticas:

• O tour pela orla sai de segunda a sábado, às 10h.
  • O passeio leva cerca de 3,5/4 horas.
  • O passeio não exige um esforço físico muito grande, apesar do tempo e distância percorridos, não há grandes subidas e são feitas muitas paradas, então é possível retomar o fôlego.
  • Meio óbvio, mas não custa avisar: é preciso saber andar de bicicleta. Não é uma aula de bike.
  • Fizemos o tour em janeiro e estava bem quente. Usamos protetor solar, mas mesmo assim nos queimamos. É bom levar para reaplicar.
  • Fizemos o passeio em janeiro de 2012, mas consultando hoje (abril/2013) o site da Bike Tours of Lima vi que o tour custa os mesmos US$ 30 por pessoa – há descontos para estudantes com carteira ISIC e para compra de mais de um tour.
  • Estão inclusos no preço o aluguel da bicicleta e equipamento de segurança, água e o lanche no Bar Piselli.
  •  A Bike tours of Lima fica na Calle Bolívar 150, Miraflores.

Para ler todos os posts sobre Lima, clique aqui.

Vai ficar em Lima? Reserve nossa indicação na cidade, o Barranco B&B pelo Booking

Vai para Cusco? Veja nossas indicações no Booking: Casa de Mama Cusco e Andean Wings

Ou pesquise hotéis em todo o Peru pelo Booking aqui no blog:

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

• Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

10 Responses to “Conhecendo Lima de bicicleta”

1. Thais 3 de maio de 2016 at 13:32 #

Boa tarde!
    Vi muitas recomendações sobre o Bike Tour, mas minha dúvida é se vale a pena fazer o passeio side-by-side, ou esse de meio dia já contempla tudo que é necessário. Vocês tem alguma informação a respeito? Li o site, mas eles não são muito detalhistas. Obrigada!!

• Jackie Mota 17 de maio de 2016 at 20:04 #

OI Thais, então, esse que fizemos se resume só a uma parte de Lima, sai de Miraflores e vai pra Barranco e o enfoque é mais Barranco mesmo. Acho que o side by side vc ve outros bairros mais centrais, não?
      bjs,

• Alejandro Lengua 10 de agosto de 2016 at 16:09 #

Buenas tardes,
      Queríamos comentarles que desde hace varios meses estamos comercializando
      bicicletas eléctricas en Lima, sin embargo tenemos 4 unidades que podríamos alquilar en caso tuvieran este requerimiento.

Les dejo mis datos para de contacto en caso tuvieran algún requerimiento de este producto muy popular en otras ciudades del mundo.

2. REGINALDO 28 de março de 2016 at 22:12 #

Por favor, quanto custa esse bike tour. Obrigado,

3. carolina 7 de julho de 2014 at 9:51 #

estou indo em agosto para o peru.
    queria confirmar se este é o tour chamado de bay tour. pois tem outros no site que você indicou. 😀

• Jackie 8 de julho de 2014 at 13:17 #

Oi Carolina, é esse sim. Fiquei morrendo de vontade de fazer o pelo centro tb =)
      Se fizer algum bike tour, manda uma foto pro nosso mural dos leitores.
      abs!

4. mariana bispo 1 de setembro de 2013 at 17:39 #

To aqui no peru curtindo suas dicas.

• Jackie 2 de setembro de 2013 at 11:14 #

Que máximo! Aproveite, Maricota!
      Bjs,

Trackbacks/Pingbacks

1. Índice de posts do Mochilão pela Bolívia e Peru - 21 de março de 2015

[…] Conhecendo Lima de bicicleta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *