Minha 1ª viagem internacional: documentos

Com as passagens compradas, é hora de verificar a documentação necessária para viajar.

Posso viajar sem passaporte?

Se o seu destino for um dos países do Mercosul ou alguns da América do Sul, você não vai precisar de passaporte, podendo viajar com um documento de identidade apenas (para maiores de idade). Os países em que você pode entrar sem passaporte são: Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia. Mas atenção:

:: o documento precisa ser a identidade original emitida pelo órgão de identificação civil responsável no seu estado, como SSP ou Detran;

:: não vale carteira de motorista, identidades de órgãos como OAB, Cremerj ou outros;

:: o documento precisa estar em boas condições. Há uma “lenda” sobre ser necessário ter sido expedido há no máximo 10 anos, mas o importante é que a foto deve identificar você, por isso, se sua foto foi tirada quando você era criança, não vale.

que documentos preciso para viajar?

Em 9 países da América do Sul é possível viajar sem passaporte. Mas vale a pena ter um, mesmo sem viagem agendada.

Se você precisa de uma nova carteira de identidade, faça isso com antecedência. Aqui no Rio o prazo do Detran para segunda via é de 30 dias (clique aqui para ver como é o processo). A taxa para segunda via no Rio é de R$ 25,66.

Não vou ficar no Mercosul. O que faço?

No entanto, se você deseja após sua viagem primeira viagem para um dos países listados no início do post, fazer outras viagens para outras regiões ou, se quer colecionar os carimbos dos países por onde você passar, pode aproveitar e já tirar seu passaporte. Eu acho útil ter passaporte já em casa, válido, certinho, mesmo sem viagem marcada. Vai que aparece uma oportunidade ótima para amanhã, né? É melhor estar preparado.

Então, se você deseja tirar seu passaporte ou precisa renovar o seu (eles vencem) clique aqui e confira o procedimento no site da Polícia Federal. O valor é de R$ 156,07 para passaportes comuns e a entrega é em apenas 6 dias. No entanto, não é tão rápido assim. O processo todo dura muito mais, pois você precisa conseguir agendar uma data de entrega da documentação e isso varia de cidade para cidade. Faça tudo com o máximo de antecedência possível. Se você for viajar com seu passaporte, para qualquer país, ele precisa estar dentro da validade e, em alguns países, é exigido que ele tenha validade por ainda 6 meses após sua entrada no país. Por isso, confira a validade do seu. Eu contei aqui no blog que já tive que desistir de uma viagem porque não consegui renovar meu passaporte a tempo.

que documentos preciso para viajar?

Passaporte ok? Cheque Vistos, Vacinas e Seguro

Há outros países, como EUA, Vietnã, Cambodia e Myanmar, entre outros, para os quais é necessário obter também um visto de entrada e permanência. Nós solicitamos e obtivemos nossos vistos para os EUA em 2014. Veja aqui como é o processo para tirar o visto americano. Leia aqui como tirar o visto pro Myanmar.

Por isso, cheque sempre quais são as exigências do seu destino, pois há países que exigem, além disso, vacinas específicas, como contra a febre amarela, por exemplo. Já falamos sobre essa vacina aqui, quando a tomamos aqui no Rio. Da lista de países da América do Sul, por exemplo, a Bolívia, a Venezuela e o Peru exigem a vacina.

Outra exigência que você pode encontrar é de ter um seguro de viagens. Para entrar nos países da Europa que fazem parte da chamada Área Shengen é obrigatório ter um seguro. Nos 26 países da Comunidade Europeia que assinaram o Tratado Schengen estrangeiros são obrigados a possuir uma cobertura mínima de 30 mil euros. Os países que fazem parte dessa área são:
Alemanha;Áustria; Bélgica; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estônia; Finlândia; França; Grécia; Hungria; Islândia; Itália; Letônia; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Países Baixos; Polônia; Portugal; República Tcheca; Suécia; Suíça.

Preciso mesmo de um seguro de viagem? Tire suas dúvidas aqui

Se você for portador de um cartão de crédito Platinum e tiver comprado sua passagem (ou pago as taxas de embarque de uma passagem emitida com milhas) com seu cartão, pode solicitar à empresa emissora o Seguro Gratuito falei sobre isso aqui. Caso não tenha o cartão ou tenha comprado a passagem de outra forma, indicamos nosso parceiro Real Seguro  para você comprar seu seguro em Reais. Clique na imagem abaixo para pesquisar e adquirir. Nesse post aqui tem mais detalhes sobre seguros.

seguro_viagem_europa_728x90

Bom, vamos então a um resuminho, né?

que documentos preciso para viajar?

Que documentos você precisa para viajar para:

:: Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia: passaporte válido ou identidade válida apenas; nós também recomendamos ter um seguro de viagem, por isso consulte seu cartão ou pesquise o melhor preço e cobertura na Real Seguro;

:: Bolívia, Peru e Venezuela: passaporte válido ou identidade válida + vacina contra febre amarela; nós também recomendamos ter um seguro de viagem, por isso consulte seu cartão ou pesquise o melhor preço e cobertura na Real Seguro;

:: Países da área Schengen na Europa: passaporte + seguro de viagem [consulte seu cartão ou pesquise o melhor preço e cobertura na Real Seguro];

:: Outros países: passaporte + exigências que variam conforme o país e podem incluir vistos, vacinas e seguros.

Vai viajar pela primeira vez ao exterior? Leia e assista à série completa

seguro_viagem_geral_250x250

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

54 Responses to “Minha 1ª viagem internacional: documentos”

  1. Gabriela 14 de novembro de 2016 at 4:30 #

    Ola vou viajar para o Chile e meu RG eu tinha 12 anos, consigo entrar?

    • Jackie Mota 15 de novembro de 2016 at 7:18 #

      OI Gabriela, não sei quantos anos vc tem agora, se ainda se parece muuuito com a foto. Mas eu tiraria uma nova se tivesse mais de 18 anos já, de qq forma e fosse levar apenas esse documento. não tenho como te garantir se será aceito ou não, entao sempre acho melhor se prevenir e garantir. abs e boa viagem!

  2. gustavo 9 de novembro de 2016 at 12:06 #

    boa tarde, estou indo querendo ir para Bolivia no fim de ano no de carro, eu e minha namorada, gostaria de saber quais os documentos necessarios, c tem algum tipo de autorização ou so mesmo o documento????

  3. Mylena 30 de outubro de 2016 at 13:13 #

    Oi, vou viajar com meu tio esse final de semana para foz e queríamos dar um passeada na Argentina, mas minha identidade bateu 10 anos em setembro, o que devo fazer ???

    • Jackie Mota 31 de outubro de 2016 at 18:24 #

      Mylena, essa questão dos 10 anos é uma polemica. O agente da imigração pode simplesmente não fazer questão desse prazo. no entanto, pode “embirrar”com isso. é imprevisível. Mas, em geral, se a id estiver em boas condições, com uma foto que não seja hiper diferente de vc atualmente, não há problema. Eu iria mesmo assim, se me barragem não é um trajeto tao longo pra voltar a Foz.
      abs!

  4. Aline 29 de setembro de 2016 at 12:52 #

    Gostaria de saber qual documentação necessária alem da citada acima, para viagem com menor ( no caso meu filho de 04 anos ), preciso de algum formulário assinado pelo pai dele ?

  5. Ana 6 de setembro de 2016 at 7:06 #

    Olá Jackie,
    Amei as dicas!
    Eu e meu marido vamos viajar para o Chile, já estamos com as passagens compradas e identidades atuais, só surgiu uma dúvida:
    Como meu esposo usa barba ele está assim na identidade, há a possibilidade de ter problemas por causa disso?

  6. alberfer 15 de agosto de 2016 at 19:06 #

    Alberfer

    Tenho um cruzeiro que faremos em novembro deste ano pelas ilhas canárias. Antes teremos de passar pelo Panamá, SanJuan (Porto Rico), lá permaneceremos dois dias, onde tomaremos o navio. Há obrigatoriedade de Seguro viagem.

    • Jackie Mota 6 de outubro de 2016 at 13:04 #

      Olá Albefer, para esses países o seguro não é obrigatório. Até onde sei só é obrigatório pra países do tratado de shengen, Cuba, Venezuela (isso ainda é meio discutível) e Australia.
      Porém, eu nunca viajo sem seguro. Ou utilizo o do cartão, qd adquiro as passagens com ele e não ha nada especifico na viagem (gravida, esporte radical etc) ou compro um seguro. Acho melhor pq ter gasto de saúde no exterior pode ser uma surpresa bem desagradável. Porem, nesse caso, acho que não há obrigatoriedade.
      abs,

  7. Luciana 10 de agosto de 2016 at 9:25 #

    Olá…estou com uma grande dúvida..será q poderia me ajudar? Vou viajar para Bolivia somente com Rg, meu fillho de 4 anos tbm vai com Rg, pois a companhia aeréa disse q não precisava de passaporte…agora estou preocupada pois já não dá mais tempo de emitir passaporte pra ele.

    • Jackie Mota 6 de outubro de 2016 at 13:10 #

      Oi Luciana, nao sei qt aos documentos de criança (autorizacao dos pais etc), mas qt ao passaporte esta correto, basta RG valida.
      abs,

  8. Raquel 9 de agosto de 2016 at 16:02 #

    Olá, boa tarde !!!
    Ótimas dicas, Obrigada por compartilhar conosco.
    Uma dúvida, vou para o Chile com minha família e o RG do meu marido é antigo ( 24 anos), mas o documento está bem conservado e a foto dá pra ver que é ele, rs. O passaporte vai vencer no próximo mês (setembro), vamos viajar semana q vem, sabe dizer se no Chile eles pedem passaporte com data de validade de 6 meses ainda a vencer ?

    • Jackie Mota 6 de outubro de 2016 at 13:11 #

      Raquel, se vc optar por apresentar o RG não precisa do passaporte. Agora se for so com o passaporte, ele precisa estar válido sim.
      Abs,

  9. Glaucia 13 de junho de 2016 at 22:02 #

    Parabens pelo site. Gostaria de saber se tem um site do qual eu possa imprimir a informacao da qual nao precisa de passaporte de brasileiro pra entrar na Colombia. Minha irma vive na Colombia e minha gostaria de visita-la mais o passaporte vai vencer em 3 meses e se ela for fazer uma novo agora vai demorar tambem uns 3 meses. Neste caso gostaria de ter certeza de que ela poderia viajar com o RG sem ter problemas de entrar na Imigracao da Colombia, Bogota.
    Obrigada.

  10. Alice 20 de abril de 2016 at 15:05 #

    Boa tarde!

    Em primeiro lugar ótimas dicas! Parabéns pelo blog!
    Agora a dúvida…
    Estou indo para Buenos Aires na próxima segunda-feira e só agora vi que meu passaporte brasileiro está vencido, só que eu tenho dupla nacionalidade e o passaporte espanhol está válido.
    Minha dúvida é: Posso sair do Brasil usando o meu RG (que tem 15 anos) e entrar na Argentina usando o passaporte espanhol? Fiquei preocupada quando ouvi comentários de que os RG’s com mais de 10 anos não estão sendo aceitos, pq agora não dá tempo de tirar outro ou renovar o passaporte brasileiro!
    Desde já agradeço a atenção!

    • Jackie Mota 22 de abril de 2016 at 13:30 #

      Oi Alice, sobre o RG, é o seguinte: depende das condições em que ele está e da foto. A questão não é tanto os 10 anos, isso é meio lenda, o que importa é que você esteja reconhecível no documento. Por exemplo, se ele foi emitido qd vc era uma criança, provavelmente não será aceito, pois não é possível te identificar pela foto. Se foi emitido há 15 anos, mas vc já era adulta, provavelmente passará tranquilamente.
      Eu tentaria sair do brasil e entrar lá com o RG, e levaria o passaporte espanhol apenas para garantia.
      abs,

  11. Wanderson 31 de janeiro de 2016 at 22:37 #

    Minha identidade foi feita a 15 anos atrás e ja estou com a passagem compra para frança e não da tempo de,tirar outra a algum problema?

    • Jackie Mota 10 de fevereiro de 2016 at 9:30 #

      Wanderson, para a França você precisa de passaporte, a identidade não serve. Se seu passaporte estiver ok, não tem problema algum, pois vc não usara a identidade nesta viagem. abs,

      • Katia Regina 11 de fevereiro de 2016 at 13:42 #

        Olá,
        Parabéns pelo blog, muito útil. Tenho uma dúvida, vamos a Argentina em Março/16, vamos de carro, como devo proceder neste caso? Precisamos tomar a vacina contra Febre Amarela?
        Obrigada,

        Kátia Regina

        • Jackie Mota 12 de fevereiro de 2016 at 10:39 #

          Oi Katia, para a Argentina não é cobrada a vacina não.
          abs e boa viagem!

      • leane 4 de março de 2016 at 11:35 #

        bom dia… é minha primeira viagem pro peru. minha identidade tem 13 anos, não tenho tempo pra tirar outra. consigo entra?

        • Jackie Mota 4 de março de 2016 at 13:53 #

          OI Leane, consegue sim. Até onde sei apenas na Argentina as vezes implicam por ser mais antiga. E desde que de pra te identificar no documento, se não for uma foto de criança e tal, não tem problema. Abs,

  12. Umberto 29 de janeiro de 2016 at 10:27 #

    Olá,
    Parabéns pelo blog! Eu e minha esposa vamos de carro para Argentina, Uruguai, chile, Peru e Bolivia, de documento de identificação vou levar só o passaporte, precisa da identidade? Muito obrigado

    • Jackie Mota 10 de fevereiro de 2016 at 9:33 #

      Oi Umberto não precisa, nesse caso qualquer um dos dois é aceito, OU a identidade OU o passaporte. Portanto, podem ir apenas com passaporte. abs e boa viagem!

  13. Aurea 28 de janeiro de 2016 at 22:20 #

    Oi….vou viajar para a Argentina e não tenho o CIVP(vacina)
    É preciso vacinar contra a febre amarela pra ir até lá.?
    ……..e a viagem de ônibus é de quantas horas ?

    • Jackie Mota 10 de fevereiro de 2016 at 9:34 #

      Oi Aurea, não sei quantas horas de ônibus, só fui de avião e depende de onde vc está saindo.
      Não é necessaria a vacina pra Argentina não.
      abs e boa viagem!

  14. adenildo sant'anna 1 de janeiro de 2016 at 22:29 #

    ola… achei seu site muito interessante. Queria ir p Santiago, ou Buenos Aires….. ou Lima de ônibus. Onde eu tiro esse documento de vacina? Em algum posto de saúde? e minha identidade é muito antiga, já tenho 38 anos !! Em Santiago, por exemplo é fácil achar um hostel? e o real é bem aceito nos países do Mercosul? Viajar pro exterior parece ser tão complicado.. nossa !!! rsss abraçoss

    • adenildo sant'anna 1 de janeiro de 2016 at 22:31 #

      ahh… eu sou de nova Iguaçu, RJ.

    • Jackie Mota 12 de janeiro de 2016 at 17:59 #

      Oi Adenildo, se vc mora no Rio, pq ir de Omnibus? Fica bastante longe. Aconselho a acompanhar as promoções de passagens aéreas e ir de avião mesmo. Para esses países – Argentina e Chile – não precisa da vacina de febre amarela não.
      Se a sua identidade estiver com a foto em boas condições, não tem problema ter muitos anos não.
      Você precisará trocar seu dinheiro pela moeda local.
      Veja não é complicado como parece. Aqui há vários posts explicando os preparativos, dá uma lida em toda a serie.
      abs!

  15. Gilmar 22 de dezembro de 2015 at 1:30 #

    Olá gostei muito do site, parabéns, eu quero ir a Colômbia pois a anos quero ir em um show do Romeo Santos, li bastante seu post, e entende que só preciso de documento de identidade mesmo né? Lá também exige alguma vacina? obg desde já, e mais uma vez muito bom o site.

    • Jackie Mota 28 de dezembro de 2015 at 15:19 #

      Isso, vc pode ir sem o passaporte, só com documento de identidade (viu as observações né? não vale carteira de motorista etc). Na colombia vc precisa da vacina de febre amarela.
      beijo,

  16. Adri 20 de novembro de 2015 at 9:16 #

    Olá Jackie…
    Estou com uma dúvida…
    Meu marido e eu vamos viajar para Paris no início de 2016.
    Já temos as passagens, o seguro obrigatório, passaportes estão OK, estamos comprando os € aos poucos…
    Alugamos um apartamento por uma empresa parisiense… Como costuma ser na imigração? Pedem um comprovante de hospedagem? Se sim, o que devo mostrar a eles? No momento em que fechamos o aluguel recebemos uma espécie de documento, seria esse?
    Mas a minha dúvida maio é… O que pedem na imigração? Não quero ter que voltar para o Brasil sem conhecer um pouquinho Paris, hehehe…
    Grata!

    • Jackie Mota 21 de novembro de 2015 at 12:01 #

      Oi Adri, se pedirem comprovantes, é isso. Vão pedir pra ver passagem, comprovante de reserva de hospedagem, cartão de credito ou dinheiro. Pra mim até hoje nunca pediram pra ver, só perguntaram onde eu ia ficar, apenas falei o nome do hotel.
      Caso te peçam, mostre esse voucher de reserva.
      Esse post da minha amiga Fernanda é só sobre imigração. Dá uma lida pra vc ficar mais calma:
      http://www.precisoviajar.com/2015/08/imigracao-na-europa-o-que-voce-precisa-saber.html

      abs e boa viagem!

      • Adri 22 de novembro de 2015 at 22:13 #

        Muito obrigada!

  17. Keila 28 de outubro de 2015 at 20:19 #

    Olá, vou a Santiago em Janeiro, gostaria de saber como faço para conseguir o carimbo no passaporte. Queria ter só para lembrança das minhas viagens. Onde pedir?

    • Jackie Mota 17 de novembro de 2015 at 0:38 #

      Oi Keila, para isso basta que você use o seu passaporte como seu documento d identificação. Quando você passar pela imigração vôo te pedir um documento, então entregue seu passaporte. Eles irão carimbar sua entrada. Na volta vc precisará apresentar o passaporte novamente, para que carimbem sua saída, ok?
      abs e boa viagem!

  18. Luisa 9 de julho de 2015 at 10:35 #

    Algumas dicas/ comentários/ observações pessoais:

    1) sempre carrego em uma pastinha documentos como comprovante de hospedagem, passagem de volta, pra mostrar pra chatos de plantão, principalmente em aeroportos de Madrid e Londres ( mais importante ainda se vc for mulher viajando sozinha).

    2) SEMPRE viajo com algum documento original com foto sem ser o passaporte. Já tive a péssima experiência de ter sido roubada em BsAs e só consegui voltar PQ tinha minha carteira do CRM pra provar que eu sou eu e permitir que o consulado brasileiro de lá me desse um papel pra eu poder embarcar pro Brasil.

    3) tenha seus principais documentos scaneados em e-mail ou dropbox. Uma hora vc vai precisar.

    4) sobre a vacina da febre amarela: tem q emitir a carteira internacional da Anvisa ( não sei se vc falou sobre isso em outro post), não basta só ter o comprovante de vacina para alguns países, como África do Sul. Já conheci gente que perdeu o voo pra lá pq não tinha essa carteirinha e o posto da anvisa em Guarulhos estava fechado pois era domingo….

    5) vale a pena checar a lista de países que exigem a PID (permissão internacional pra dirigir). Só pagar um Duda e agendar no DETRAN, consegui a minha em 3 dias. Em muitos locais na Europa e EUA fazem vista grossa e deixam dirigir só com a carteira normal, mas países com mão invertida podem ser mais chatinhos. Eu prefiro sempre usar a minha carteira internacional.

    Beijos e parabéns pelo blog!

    Luisa

  19. Mariana 19 de maio de 2015 at 12:26 #

    Bom dia, você poderia me passar o itinerário dessa sua viagem? Não consegui achar… Obrigada

    • Jackie Mota 20 de maio de 2015 at 7:43 #

      Oi Mariana,foi esse aqui:
      http://www.viajesim.com/2013/02/roteiro-de-4-dias-em-buenos-aires.html
      abs,

      • Black Bublegun 24 de setembro de 2015 at 11:36 #

        Eu gostaria de viajar para o Chile, mas quando fui comprar a passagem de avião de Santiago para Calama eles pediram meu documento, e nas opções tem:
        DNI, RUT e passaporte

        Pelo que entendi, apenas o passaporte pode ser usado para estrangeiros, e eu ainda não estou com o meu, e como é minha primeira viagem, nem pensei em precisar disso já que para o Chile vale a identidade.
        Como faço pra comprar agora pra n perder o valor e o horário do voo?

        • Jackie Mota 24 de setembro de 2015 at 17:20 #

          Olá, o DNI seria o documento nacional de identificação. Se não estivesse claro no site que é aceito apenas o documento CHILENO, eu entenderia que se trata de um documento de identidade apenas e, então no caso, seria a nossa carteira de identidade, com a qual vc vai viajar. De qq forma, o que eu faria antes de comprar é entrar em contato com a companhia aérea por telefone pra confirmar. Abs!

  20. wendison 11 de dezembro de 2014 at 18:55 #

    Boa noite,

    Pretendo ir para Buenos Aires dia 16/12/2014 e voltar no dia 19/12/2014, porém a data da expedição do meu RG (não possuo passaporte) é de 28/Jul/2004. Terei problema? Melhor tirar a segunda via por conta dos dez anos?

    • Jackie 15 de dezembro de 2014 at 7:27 #

      OI Wendison, então essa questão de 10 anos depende muito do fiscal que vc vai pegar na hora. Alguns implicam com a data, outros só se a foto estiver muito diferente de você atualmente e tal. Ou seja, vc fica à mercê de quem estiver lá na sua vez implicar ou não com isso. Portanto, minha opinião é que você deveria sim tirar uma nova e assim viajar tranquilo =)
      abs,

  21. rodrigo 19 de novembro de 2014 at 0:25 #

    Boa noite,

    Meu passaporte vence no final de janeiro e vou agora ara o Chile preciso fazer outro ou consigo entrar no Chile?
    Desde já agradeço pela atenção.

    Rrodrigo

    • Jackie 22 de novembro de 2014 at 19:41 #

      Olá Rodrigo, o passaporte precisa sempre ter validade de 6 meses a partir da data de embarque. Mas no Chile você pode entrar apenas com sua identidade. Ela precisa apenas estar em boas condições e você estar reconhecível com a foto.
      abs,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Minha 1ª viagem internacional: como fazer o roteiro, parte 1 - 29 de agosto de 2014

    […] na mão, documentação e acessórios de viajante todos prontos, é chegada a deliciosa hora de fazer o roteiro da viagem. […]

  2. Passaporte: renove com 4 anos se não quiser perder viagens - Viaje Sim! - 4 de fevereiro de 2013

    […] série de posts Minha 1a viagem internacional eu falei sobre a documentação para viajar e já tinha indicado aqui no blog que é importante […]

  3. Minha 1ª viagem internacional: escolhendo e reservando o hotel - Viaje Sim! - 30 de janeiro de 2013

    […] * Sempre cheque o preço também no site do próprio hotel. Não esqueça de ver a aba promoções, pois às vezes é possível conseguir uma diária grátis ficando uma quantidade x de dias, ou upgrades etc. * Inscreva-se em programas de fidelidade de redes de hotéis, pois você pode ir acumulando pontos para trocar por diárias e receber por email promoções especiais.  * Ao fazer sua reserva, em qualquer que seja o site, preste atenção no que está incluído, pois isso varia de hotel para hotel: café da manhã, estacionamento, internet, lavanderia, uso de sauna, piscina etc. * Preste atenção na modalidade da reserva, se é reembolsável (você recebe de volta o valor caso cancele a reserva) ou não-reembolsável (perde o pagamento caso cancele). * Em caso de reservas reembolsáveis, há prazos para que isso ocorra. Preste atenção neles. Muitos hotéis reembolsam se você cancelar até 3 dias antes da data de estadia, outros pedem 15 dias. Fique atento.  * Veja em que momento seu cartão de crédito será debitado, se no momento da reserva ou somente na hora do check-in ou check-out (o mais comum). * Também preste atenção à moeda em que será feita a cobrança.  Não perca os posts da série Minha 1ª viagem internacional. Mantenha-se atualizado assinando o blog por email, nos curtindo no Facebook ou nos seguindo no Twitter. Vai viajar pela primeira vez ao exterior? Leia e assista à série completa: Como emitir passagens utilizando milhas (Smiles) Documentação para viajar […]

  4. Sugestão de mala para levar para Buenos Aires - 26 de janeiro de 2013

    […] Documentação para viajar […]

  5. Minha 1ª viagem internacional: 10 itens básicos para o viajante - Viaje Sim! - 25 de janeiro de 2013

    […] de economizar para emitir a passagem e de checar a documentação começa minha fase preferida de qualquer viagem: os preparativos! Escolher hotel, fazer roteiro, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *